sexta-feira, 16 de março de 2012

Acidulantes, Corantes, Edulcorantes e outros: para que servem?

Olhar a tabela com informações dos alimentos ao fazer compras é um gesto comum entre quem busca manter a forma. Porém, saber o que cada item significa e seu real valor na alimentação é que vem a ser uma tarefa complicada - e importante.
Na postagem anterior já foram citadas informações sobre alguns termos presentes na rotulagem dos alimentos. Finalizamos estes conhecimentos com alguns outros termos presentes nas rotulagens, muitas vezes com letras minúsculas, ora no fundo, ora de lado.
                  Temos:
  1. Acidulantes - aditivos químicos que modificam a sua acidez ou melhoram o sabor dos alimentos. Por controlar o ph, evitam a ação de micro-organismos e podem aumentar a durabilidade do produto. o uso excessivo pode provocar cirrose hepática, descalcificação dos dentes e dos ossos.
  2. Antioxidantes -aditivos que previnem a deterioração dos alimentos pela oxidação. Os mais usados são o ácido benzoico, vitaminas A e E , nitratos e nitritos. Seu excesso está relacionado a alergias, distúrbios gastrointestinais, dermatite, hipersensibilidade e câncer.
  3. Corantes - adicionados para substituir cores perdidas durante a preparação ou para tornar os alimentos mais atraentes. Podem ser naturais ou sintéticos.
  4. Espessantes ou estabilizantes - aumentam a viscosidade do produto e estabilizam emulsões. Pode ter ação laxante.
  5. Edulcorantes - presentes pricipalmente em alimentos especiais ou com restrição calórica, em substituição ao açúcar. Os mais usados na industria são o aspartame, o ciclamato de sódio e a sacarina sódica.
  6. Flavorizantes - responsáveis por "imitar" o sabor natural de um produto, mas podem causar alergias.
  7. Fenilalanina - substância importante para o metabolismo e para o bom funcionamento do cérebro. Para os portadores de fenilcetonúria, doença genética caracterizada pela incapacidade de degradar a fenilalanina, é tóxica. Por estar na estrutura química do aspartame, pode aparecer em alimentos dietéticos e lights.
  8. Gordura interesterificada - com os alertas sobre os riscos de consumo da gordura trans, a indústria de alimentos criou um novo método de tornar óleos vegetais sólidos, a interesterificação. Por ainda ser pouco conhecida, não existem estudos suficientes sobre seu impacto no organismo, mas alguns já mostraram correlação com a resistência à insulina
  9. Glútem- protéina presente em cereais, pricipalmente no trigo. É responsável pela famosa "liga" da massa, favorecendo seu crescimento e consistência. Pessoas portadoras de doença celíaca apresentam uma hipersensibilidade ao glútem e não podem consumi-lo.
  10. Umectantes - mantêm o alimento úmido e macio. Os antiumectantes têm ação inversa e são utilizados em alimentos que necessitam se manter sempre secos e crocantes, como biscoitos e salgadinhos.
Fontes de consultas:
  • Instituto Mineiro de Endocrinologia;
  • Folha da Saúde;
  • O poder de Cura de Vitaminas, Minerais e outros.






Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia!
Sou uma portadora de Fibromialgia. Tem sido uma luta diária descobrir o que tem me causado mais dores e cansaço, mesmo estando bem psicologicamente(já que boa parte das pessoas ainda acha que é psicológico).
Sempre que há uma piora eu observo do quê eu me alimentei no dia e também no dia anterior.
Tenho feito algumas descobertas, porém, devido à minha falta de conhecimento em química e outras especialidades, não tenho avançado nessas pesquisas. Já me consultei com reumatologista e nutrólogos e nenhum soube me dizer o que está acontecendo. Se tem relação com a fibromialgia ou é uma alergia ou intolerância a certas substâncias, inclusive advindos de alimentos naturais como o coco e a batata inglesa.
A minha recente descoberta foi a gelatina (o colágeno também me causa dor) que consumi. Desconfiei da sucralose, mas não tenho certeza, já que em sua composição tem tantos ingredientes, substancias químicas... E sozinha, vou levar muito mais tempo e sofrimento para descobrir.
Alguém pode, pelo menos me indicar qual especialista poderia me ajudar?
Obrigada!
Lina